Ares Fórum

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Criando comando

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Criando comando em Seg Dez 02, 2013 7:51 am

boss

avatar
Rank
Rank
Hoje eu vou ensinar e explicar detalhadamente como criar um comando usando javascript para sua sala Callisto e sb0t v5.

O comando vai ser bem simples, para que os mais leigos tenham a base de como funciona, não adianta eu ensinar como criar um comando enorme se o fulano não sabe nem o principal, enfim…



Para começar a criação do nosso comando, primeiro precisando chamar a função.

Oque é uma função ?


  • Uma função é um grupo de linhas de código de programação que executam uma tarefa, os nomes das funções não podem conter acentos e o mesmo se aplica no uso dos objetos e parâmetros, apenas strings(a baixo terá explicando oque é uma string) podem conter acentos.



Existem dois tipos de funções em Javascript:

  1. As funções próprias do Javascript. Que chamamos de métodos (essas que iremos ausar nesse tópico) .
  2. As funções criadas por você, para executar o seu  script.



A função é montada da seguinte forma:

Código:
function nomedafuncao (parâmetros){
instruções da função(código)

}
 

Nós iremos usar a função onCommand

Para escrever o código você pode usar o Notepad(bloco de notas) ou baixar o Notepad++ 6.3 que facilitará na montagem do seu script

Código:
function onCommand(userobj, command, target, args){

}
A função será ativada assim que você executar o comando na sala após carregar o script.


Agora vamos colocar o código do comando dentro da função:
Código:
function onCommand(userobj, command, target, args){

if(command == “id”){

print(userobj, “Seu id é: ” + userobj.id)

}

}

Entendendo o código e seus objetos:
if = se

command = comando

== é o mesmo que igual

O uso das chaves }{ definem quando começa e termina o código ou a função

Se você tem 3 chaves abertas dentro da função, você terá que ter 3 chaves fechadas para que funcione.

print(string) = imprimir na tela

String é todo texto que você quiser anunciar, o texto deverá sempre estar dentro de “aspas” ao contrário dos objetos(userobj.id…)


*É bom lembrar que se você vai usar um texto e um objeto em uma string você deve colocar o sinal de + dessa forma:

Código:
print(“Olá ” + userobj.name)
Esse userobj, depois do paragrafo significa que a mensagem só será vista pelo usuário que executou o comando, sem ele todos os outros veriam o anúncio do id do usuário

userobj.id dá o número de identificação do usuário(id).

É basicamente isso:

function onCommand(userobj, command, target, args){inicia a função

if se(command comando == é igual a “id”){começa o código do comando

printanunciar(userobj so para o usuario, “Seu id é:” userobj.id obter id)o fechamento do paragrafo termina o anúncio

}termina o código

}termina a função


Depois disso, basta você salvar o código usando a extensão “nomedoscript.js”, criar uma pasta com o mesmo nome do script colar ele dentro e depois copiar até a pasta de script do seu Servidor Chat

A explicação não foi das melhores mas espero que você tenha aprendido um pouco do que foi ensinado.

Todos os objetos e funções você pode encontrar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Ver perfil do usuário http://arestips.wordpress.com

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum